6 dicas simples para o Vim ser uma IDE perfeita pra Python
January 10, 2012
Qual programador não procura um ambiente de desenvolvimento que seja simples, amigável e funcional?
Muitos acabam voltando ao bloco de notas por sua simplicidade.
Neste post você vai explorar o Vim, um editor de texto que roda na linha de comando e é a paixão de muitos desenvolvedores.
Em um post anterior eu falei sobre como habilitar o auto-complete no vim pra código em python. Neste post vamos um pouco mais além nessas configurações
Recentemente encontrei um post num blog com dicas mostrando como tornar o vim numa IDE completa pra Python.
Testei algumas funcionalidades que tornaram o vim bem amigável pra programar e gerenciar código. Fiz todos os testes no Ubuntu, em outros sistemas Linux deve ser similar. Neste post vou passar essa experiência que tive configurando e usando o vim para criar código python.
Antes de tudo, instale os pacotes vim-full e vim-python se estiverem disponíveis nos repositórios do seu sistema. As configuração no vim são feitas num arquivo chamado vimrc, nas últimas versões do Ubuntu ele fica localizado na pasta /etc/vim e precisa ser root para modificá-lo.
1. Destaque de código no Vim
Para habilitar highlighting (destaque do código) no vim adicione a seguinte linha no arquivo vimrc:
syntax on
No seu arquivo vimrc pode ser que esta linha venha comentada e acompanhada das seguintes linhas:
if has("syntax")syntax onendif
Basta descomentar estas linhas que o highlighting ficará disponível.
2. Indentação de código
Como a indentação em Python é fundamental, sem ela podem ocorrer erros no código, uma ide que tenha auto-indentação é ideal. No arquivo vimrc procure as seguintes linhas e descomente ou adicione se elas já não estiverem no arquivo:
" Habilita auto-indentaçãoif has("autocmd")filetype plugin indent onendif
3. Número de linhas
Para exibir o número das linhas no vim adicione o seguinte no vimrc:
" Habilitar numero de linhasset number" Alternar exibição de numero de linhas (facilita na hora de copiar)nnoremap :set nonumber!: set foldcolumn=0
O resultado é este:
4. Navegação pelo código
Uma funcionalidade muito útil é a navegação pelo código. Com esta ferramenta habilitada é possível ver todas as classes e funções presentes no seu código e poder pular automaticamente pra qualquer uma delas.
Primeiro, é preciso instalar o pacote exuberant-ctags, disponível no repositório com este mesmo nome. Depois, baixe o taglist, que é um plugin do vim. Coloque o arquivo taglist.vim na pasta ~/.vim/plugin e o taglist.txt na pasta ~/.vim/doc, vá até esta última pasta, inicie o vim e rode :helptags. (com ’.’ no final) e já estará instalado.
Agora é preciso fazer algumas alterações no vimrc:
" Exibe nome da funçãolet g:ctags_statusline=1" Inicializar script automaticamentelet generate_tags=1" Exibe os resultados em uma janela verticallet Tlist_Use_Horiz_Window=0" Atalho para exibição da Taglistnnoremap TT :TlistTogglemap :TlistToggle" Configurações para exibição da Taglistlet Tlist_Use_Right_Window = 1let Tlist_Compact_Format = 1let Tlist_Exit_OnlyWindow = 1let Tlist_GainFocus_On_ToggleOpen = 1let Tlist_File_Fold_Auto_Close = 1
A Taglist estará disponível através do atalho F4 ou digitando “TT” (dois ‘t’ maiusculos) As últimas configurações servem para exibir uma janela vertical à direita mostrando a taglist e ganhar foco quando é chamada.
5. Ocultar Código
Quando o seu código começa a ter muitas funções e classes fica difícil ter uma visão geral do que está disponível no código. A maioria das IDE’s possuem uma funcionalidade para ocultar parte do código e mostrar somente a assinatura ou definição de classes e funções.
No Vim isso é possível através de um plugin. Para instalá-lo baixe o arquivo neste link, crie uma pasta chamada ftplugin dentro da pasta ~/.vim e copie o plugin para a pasta ftplugin. A tecla ‘F’ (\<Shift> + f) oculta ou exibe todo o código dentro de funções e classes, enquanto que a tecla ‘f” exibe ou oculta o código onde está o cursor.
6. Project Explorer
Essa é uma das principais funções de uma IDE: organizar seu projeto. No Vim é preciso instalar o plugin NerdTree, que pode ser baixado aqui. Para instalar basta extrair o conteudo do arquivo .zip na pasta ~/.vim. Rode :helptags. (com ’.’ no final) e rode :help NERD_tree.txt para ver o arquivo de ajuda. Pra utilizar o plugin digite :NERDTree e será aberta uma janela com o conteúdo da pasta atual.
Na página de scripts do vim, você pode encontrar outros plugins de Python para o vim. Se você testar algum outro plugin ou tiver uma funcionalidade interessante que eu não comentei no post, deixe sua experiência nos comentários.